Sorteio Nespresso
 

Hotel Unique realiza retrofit no sistema de climatização sem parar operação

Além de oferecer mais bem-estar e conforto para os hóspedes, projeto teve como meta reduzir 35% no consumo de energia elétrica

Notícia publicada em 19 de setembro de 2019

Visualmente deslumbrante pela arquitetura elaborada por Ruy Ohtake. Elegante e contemporâneo no design de João Armentano. Vivo pelo paisagismo criado por Gilberto Elkis. Ímpar em sua gastronomia inovadora, apresentada pelo Chef Emmanuel Bassoleil, no Skye, um dos restaurantes mais charmosos do mundo. O Hotel Unique é um lugar em São Paulo onde arquitetura, arte, design, moda, gastronomia, música e um serviço dedicado encontram-se para encantar cada visitante. 

Para diferenciar ainda mais o equipamento hoteleiro, o Hotel Unique necessitava reduzir seu consumo energético e com esta demanda, o departamento de engenharia realizou um projeto de retrofit do sistema de climatização, que tem como meta reduzir 35% no consumo de energia elétrica por ano. O trabalho foi gerenciado pelo Gerente de Manutenção do hotel, Giovani Nicotra, com o hotel em pleno funcionamento. O projeto foi ganhador do Prêmio Smacna 2018, na categoria Obra Retrofit.

À época do projeto original a única solução que resultava em economia de energia era o sistema de automação que na revitalização foi aperfeiçoado e modernizado, acompanhando os avanços observados nas últimas décadas. Isso foi uma expressiva contribuição para melhorar o desempenho do sistema. Além disso, a instalação se beneficiou com a alteração do sistema de fluxo constante de água para o fluxo variável.

"Este reconhecimento é muito importante para o Unique, pois além de trazer economia e confiabilidade ao sistema, o empreendimento utiliza tecnologias atuais do mercado mundial". destaca Giovani Nicotra.

Giovani Nicotra é Gerente de Manutenção do Hotel Unique desde 2017, formado em Engenharia Elétrica, atuando em manutenção e obras de diversos segmentos desde 2004. Iniciando na hotelaria em 2009 pela Rede Blue Tree Hotels, sendo responsável corporativo dos hotéis nível Brasil. Em 2015 atuou como Chief Engineer do CENU (Centro Empresarial Nações Unidas) pela Tishman Speyer.

O Hotel já vem acumulando alguns prêmios de destaque como o de "Melhor Hotel da América do Sul" da Condé Nast Traveler (a "bíblia" do turismo de luxo no mundo) e o de hotel número 1 no ranking do TripAdvisor como o "Melhor Hotel de São Paulo". E para fechar com chave de ouro, seu Espaço de Eventos ostenta outros dois importantes reconhecimentos vindos da Condé Nast Johansens: os títulos de "Melhor Hotel para Casamentos, Festas e Eventos Especiais" em 2016 e "Melhor Hotel para Reuniões ou Conferências" em 2017.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP