Expo
 

Floripa Shopping passa por grande revitalização

E aposta no sistema de Fachadas Ventiladas, que proporciona - entre outros benefícios - eficiência energética

Notícia publicada em 18 de setembro de 2019

Na busca por soluções sustentáveis, novos empreendimentos e edifícios em revitalização estão apostando nas Fachadas Ventiladas, tecnologia que proporciona, entre outros benefícios, eficiência energética, conforto térmico nos ambientes internos e maior facilidade na manutenção e limpeza de áreas externas. Por estes motivos, a solução (deste projeto foi Eliane Tec, serviço da Eliane Revestimentos especializado em sistemas construtivos completo) tem chamado a atenção de grandes construções ligadas à infraestrutura urbanística, como é o caso do Floripa Shopping.

Inaugurado em 2006, o shopping - localizado às margens da rodovia SC-401, principal acesso às praias mais famosas da capital Florianópolis - está passando por uma grande reforma que tem como foco revitalizar toda a fachada do local. Com cerca de 450 mil visitantes por mês, os proprietários do empreendimento identificaram a necessidade de mudar a aparência já conhecida e apostar em uma eficiência energética.

"Para marcar esta importante data - nosso aniversário de 13 anos -, estamos realizando uma reforma completa da fachada, adotando a solução da Eliane Revestimentos para destacar ainda mais o Floripa Shopping dentre os demais empreendimentos corporativos da região. Além de optar por um recurso arquitetonicamente elegante, procuramos uma tecnologia que se adequasse a nossa política de sustentabilidade", afirma Jean Carlos, diretor e superintendente do shopping. A previsão é a reforma completa fique pronta até final de novembro deste ano.

A solução construtiva empregada no shopping utiliza sistema retrofit, o que permitiu a modernização da fachada do Floripa Shopping, indo além de uma simples reforma, mantendo os conceitos arquitetônicos iniciais do projeto mas adequando-o às novas necessidades dos visitantes, além de possibilitar a implantação de novas soluções que facilitam a manutenção. Por se tratar de uma construção de grande circulação de pessoas, que ficará aberta durante a revitalização, o serviço da Eliane permite que a obra seja feita em etapas, reduzindo ainda o tempo de execução drasticamente. A tecnologia também proporciona um isolamento térmico e uma baixa dispersão de calor em períodos frios e baixa absorção de calor em meses quentes, mantendo a temperatura dos espaços interiores sempre amena.

Patrizia Chiparri, arquiteta responsável pelo projeto, destaca que a reforma veio da necessidade de um reposicionamento do Shopping, que buscava uma modernidade na linguagem que utilizava. "O nosso projeto precisava criar um invólucro sem que afetasse as atividades do shopping. O retrofit possibilitou uma obra limpa e sustentável", destaca. "A Eliane Tec foi fundamental, também ao oferecer as cores para manter a linguagem que buscávamos, além de auxiliar na elaboração do processo executivo", completa a arquiteta.

Outra vantagem do sistema é gerar importantes reduções dos custos com manutenção dos edifícios. "As Fachadas Ventiladas Eliane proporcionam uma maior facilidade de manutenção das construções, já que permitem a instalação de novos sistemas construtivos que originalmente não existiam no Floripa Shopping. Por ser um sistema retrofit, também conseguimos atender as demandas do empreendimento e seus visitantes em menor tempo e otimizando a obra como um todo - sem a necessidade do espaço ser fechado durante a revitalização, por exemplo", conta Karina Campos, gerente da Eliane Tec.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP