Sorteio Nespresso
 

Projeto EcoRoca e os resultados positivos para o meio ambiente e para o negócio

A iniciativa da Roca Brasil em reduzir os resíduos emitidos pelas plantas fabris reflete um dos principais pilares da empresa: o compromisso com a proteção ao meio ambiente

Conteúdo publicado em 12 de agosto de 2019

A fim de deixar um legado que contribua positivamente para as futuras gerações, desde 2006 a Roca Brasil implantou o EcoRoca, projeto que tem como objetivo integrar o respeito pelo meio ambiente a todos os processos de produção mediante o controle da emissão de resíduos gerados pelas plantas industriais. Após 13 anos, desde a sua implantação, que teve início nas áreas que dizem respeito ao cuidado com água, resíduos e energia, a Roca Brasil fortaleceu sua atuação com a inclusão do Eco Roca Ambiental, setor da empresa responsável pela Gestão Ambiental e que consiste no controle de licenças, atendimento normativo/legislativo e questões burocráticas, entre outras.

A Roca Brasil possui oito parques fabris para a fabricação de louças, metais, assentos sanitários e móveis para banheiros. O projeto EcoRoca já foi implementado em 80% das unidades: Jundiaí (SP), Santa Luzia (MG), Serra (ES) e Recife (PE).

“A iniciativa da Roca Brasil em reduzir os resíduos emitidos pelas plantas fabris reflete um dos principais pilares da empresa: o compromisso com a proteção ao meio ambiente. Preocupação que já estava presente em seus produtos, desenvolvidos para trazer soluções inovadoras para economia de água e de energia”, reitera Pau Abelló, Presidente da Roca Brasil.

EcoRoca Água

Essa vertente do projeto visa a redução do consumo de água por intermédio de avanços no processo de fabricação e a prática de reúso do recurso natural. A Roca Brasil investiu em medidas como a implantação de Estação de Tratamento de Água, garantindo assim a reutilização de 100% desse efluente para fins industriais.

Além disso, ajustou equipamentos e processos de fabricação para utilização de água de reúso e investiu na substituição de máquinas e equipamentos para novos modelos com maior eficiência e menor demanda de consumo de água. A empresa também promove treinamentos constantes para a conscientização dos colaboradores, estimulando a redução do uso de água.

As medidas implementadas resultaram em 52% de redução de água no processo produtivo nos últimos dez anos. Dessa maneira, até 2018 a Roca Brasil economizou 1 bilhão de litros de água no processo produtivo que, segundo informações das Organizações das Nações Unidas (ONU), é suficiente para abastecer mais de quatro mil famílias durante o período de um ano.

EcoRoca Energia

Para a energia, o EcoRoca tem como objetivo reduzir o consumo energético e as emissões atmosféricas (CO2). Em dez anos, a redução do consumo térmico e elétrico foi de 18%. Já a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa (tonelada CO2) nesse mesmo período ficou na ordem de 22%.

O projeto teve como base os aprimoramentos conquistados durante a fabricação por meio de ajustes no processo produtivo como, as alterações na composição da matéria-prima, visando ajustar a temperatura ideal necessária para a queima da cerâmica. Além disso, o programa promoveu amplo treinamento de conscientização dos colaboradores quanto às boas práticas do consumo de energia, assim como a criação de uma equipe específica para trabalhar na eficiência energética da Roca Brasil.

EcoRoca Resíduos

A preocupação com o descarte dos resíduos sólidos também é uma vertente do EcoRoca. De todo o insumo que entra na fábrica, 90% é destinado para reuso interno e externo. Esse resultado deve-se ao desenvolvimento do processo de absorção dos resíduos na fabricação de novos produtos. Dessa maneira, apenas 10% ainda depende de descarte em aterros industriais certificados. “Trabalhamos para que em um curto espaço de tempo conquistemos a marca do programa Aterro Zero”, reitera Pau Abelló.

A performance positiva foi alcançada por meio de treinamento operacional sobre o desperdício de matéria-prima e a implantação de Estações de Tratamentos adequadas para que o resíduo volte a ser insumo na fabricação, bem como o desenvolvimento do processo cerâmico para absorção deste novo material no processo. Com inovação, a Roca Brasil também buscou convênios com universidades, a fim de realizar estudos da melhor performance e aproveitamento do material de reúso na matéria-prima e a instalação de laboratórios especializados nas unidades fabris.

EcoRoca Ambiental

O último pilar a ser realizado diz respeito ao setor administrativo, responsável pela gestão das demandas ambientais e projetos de sustentabilidade. O EcoRoca Ambiental tem como objetivo criar projetos que sejam benéficos para o meio ambiente, propondo ações como a implantação de sistemas on-line do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR); Sistema de Gerenciamento de Requisitos Legais, Licenças e Não Conformidades, e Treinamentos; e Educação Ambiental.

O PGR, por exemplo, tem como foco educar os colaboradores sobre a importância da coleta seletiva, tanto na área administrativa quanto na industrial. O sistema permite o controle e gerenciamento de requisitos legais voltados ao meio ambiente que podem ser aplicados na Roca Brasil e o aditamento de resultados para saber se todas as áreas seguem a meta da empresa e corrigir possíveis desvios.

Clique aqui para conferir a versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP