Expo
 

Inovação & transformação

Confira as inovações do mercado que a INFRA selecionou para esta edição

Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018

MODERNIZAÇÃO DA CENTRAL DE ÁGUA GELADA

A Engie fechou em abril deste ano um projeto de retrofit da Central de Água Gelada (CAG) do Edifício Palácio Austregésilo de Athayde e do prédio anexo a Academia Brasileira de Letras (ABL), ambos gerenciados pela Engepred e localizados no Centro do Rio de Janeiro.

O projeto visa a atender de maneira mais eficaz as necessidades de frio dos dois empreendimentos e contempla: o fornecimento e a montagem de duas novas unidades resfriadoras de líquido (chillers), e seis novas bombas de recirculação de água fria e gelada; a interligação da CAG do palácio com o prédio anexo; a substituição de todos os quadros elétricos da CAG; e a rede de comunicação de todo sistema de ar condicionado dos prédios.

Além disso, o sistema será todo automatizado com monitoramento remoto através de dispositivo móvel e a Engie ficará encarregada da manutenção e operação dos sistemas, sendo também a responsável pelo monitoramento e pelo fornecimento de energia via mercado livre para os empreendimentos. O projeto vai resultar em uma economia média de 33% ao mês em energia, o equivalente a R$ 1 milhão ao ano, dos quais 20% através da performance dos equipamentos e os outros 13% proveniente da migração para o mercado livre.

“Nosso objetivo é a redução de custos do cliente com energia através de uma gama de soluções que oferecemos nas áreas de manutenção, serviços de energia, ar condicionado, eficiência energética, monitoramento de energia, entre outros”, explica Matheus Amorim, Diretor de Serviços de Energia da Engie Brasil.

Maior geradora privada de energia do país, o objetivo da Engie é liderar globalmente a transição energética, tendo como metas a descentralização, a digitalização e a descarbonização. O Grupo atua ainda na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade urbana, e a indústria de óleo e gás.  www.engie.com.br

TECNOLOGIA FURUKAWA DÁ SUPORTE A SERVIÇOS DE TELECOM

O novo centro de convenções do grupo Royal Palm Hotéis & Resorts – o Royal Palm Hall –, inaugurado em junho, em Campinas, foi construído com o objetivo de oferecer às empresas uma infraestrutura completa e avançada, com serviços de alta qualidade. Somente o salão monumental (o maior do complexo) tem 4.500 m2 e capacidade para cinco mil pessoas sentadas em auditório. Além disso, o centro de convenções dispõe de outros 51 espaços de eventos, em uma área total de 13.500 m2 de salas e foyers.

Para garantir a qualidade dos serviços de comunicação, o Royal Palm Hall adotou infraestrutura de cabeamento Furukawa Electric. São 70 mil metros de rede construídos com a solução GigaLan Categoria 6, que dão suporte a 600 pontos de acesso simultâneo. “O grande diferencial do empreendimento é a disponibilidade de infraestrutura de qualidade para eventos de grande porte”, afirma Luís Guilherme Teixeira, Gerente de Infraestrutura TI do grupo Arcel, holding responsável pelo novo centro de convenções. “E a tecnologia de cabeamento é fundamental para suportar essa infraestrutura”, acrescenta.

Na verdade, os hotéis da rede Royal Palm adotaram o cabeamento Furukawa como padrão desde 2013. “Começamos fazendo o retrofit em alguns hotéis e, depois, passamos a utilizar produtos Furukawa também nos novos empreendimentos”, conta Teixeira. O retrofit já rendeu ao grupo dois certificados pela participação no Programa Green IT da Furukawa, que tem o objetivo de dar tratamento adequado aos resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado, racionalizando a utilização de recursos não renováveis e evitando a liberação de materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente. Um dos certificados foi concedido ao Royal Palm Plaza Resort e o outro ao Royal Palm Residence & Tower, ambos em Campinas. Cada um desses hotéis enviou para reciclagem 193 kg de materiais de rede estruturada, evitando que 96,5 kg de materiais contaminados com metais pesados fossem depositados em aterros industriais, entre outros benefícios.  www.furukawalatam.com

NOBREAKS COM FUNÇÃO BLECAUTE

A TS Shara, fabricante nacional de nobreaks, estabilizadores de tensão, filtros de linha, autotransformadores e protetores de rede inteligentes, apresenta suas novas linhas de nobreaks micro processados UPS Professional Universal e UPS Senoidal Universal. Estas linhas foram desenvolvidas para oferecer uma ampla aplicabilidade que permite que o equipamento se conecte em qualquer rede elétrica. Com função blecaute, o equipamento ainda mantém o funcionamento mesmo em caso de falta de energia.

Os nobreaks das linhas UPS Professional Universal e UPS Senoidal Universal podem ser encontrados nos modelos de potências 1.500VA, 1.800VA, 2.200VA e 3.200VA. O UPS 2.200VA é ainda apresentado em dois tipos de modelos, sendo o primeiro com 2 baterias 7Ah e o segundo com 4 baterias 7Ah, o que reflete na autonomia do nobreak, que varia entre os modelos de 1 a 3 horas. Ainda é possível incluir baterias externas em todos os modelos, o que aumenta consideravelmente o tempo de autonomia do nobreak por meio de módulos de expansão de fácil conexão. – www.tsshara.com.br

VÁLVULA DE MICTÓRIO PARA ESPAÇOS PÚBLICOS

Os estabelecimentos comerciais, como shoppings, restaurantes e teatros, são muito avaliados pela qualidade do banheiro de uso público. Nesse contexto, a Lorenzetti apresenta a prática e econômica Válvula de Mictório LorenSense, acionada por sensor de presença de maneira higiênica. Por contar com restritor de vazão de oito litros por minuto, que controla o fluxo hídrico, é possível economizar em até 60% o consumo de água.

Ideal para banheiros de uso público, o sensor da válvula é acionado com a detecção de presença e permanência por no mínimo dois segundos e o sistema antivandalismo só libera o fluxo de água após a saída do usuário, dentro de tempo pré-determinado, evitando desperdício do recurso hídrico. De maneira prática, é possível fazer a regulagem da distância para o acionamento de acordo com a necessidade de cada local, estabelecida entre 20 e 80 cm. Além de apresentar excelente custo/benefício, o funcionamento do sensor à base de pilha dispensa o uso de energia elétrica.

“A Válvula de Mictório LorenSense chega como solução eficaz e com excelente custo/benefício para os locais de grande circulação, aliando higiene, qualidade e economia, tudo o que os estabelecimentos comerciais precisam para melhor atender seus clientes”, conclui Paulo Sérgio Galina, Gerente de Marketing da Lorenzetti.  www.lorenzetti.com.br

Clique aqui e confira esse conteúdo na versão digital da Revista INFRA.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP