Sorteio Nespresso
 

CABE Arquitetos assina os projetos da startup Amparo Saúde

Com metodologia própria e disruptiva, escritório de arquitetura trabalhou em um layout focado no usuário, visando compreender suas necessidades para desenhar ambientes empáticos e modernos, capazes de deixar impressões duradouras

Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018

Trabalhando em arquitetura para o setor de saúde, a CABE Arquitetos foi a empresa escolhida para assinar os projetos da rede de centros médicos Amparo, a startup que tem como propósito promover serviços de saúde acessíveis à população. A Amparo tem três clínicas próprias na cidade de São Paulo: as unidades Lapa, Vergueiro e Paraíso. Cada uma delas conta com vários especialistas, incluindo médico da família, oftalmologista, pediatra, dermatologista e ginecologista, além de serviços de vacina.

Design empático

Com uma metodologia própria e disruptiva, o escritório de arquitetura trabalhou em um layout focado no usuário, visando compreender suas necessidades para desenhar ambientes empáticos e modernos, capazes de deixar impressões duradouras. Ao aprofundar-se na esfera física e emocional do paciente, foi possível integrar esse aprendizado ao design, priorizando o acolhimento, com o objetivo de desencadear a máxima conexão entre médico e paciente, e a eficiência, o conforto e a agilidade nos procedimentos.

Para fortalecer a identidade da marca foram utilizadas as cores do logotipo Amparo – verde, laranja, rosa e cinza, no mobiliário e em detalhes da decoração. Os ambientes buscam promover a saúde através de uma identidade forte e convincente com um design estimulante, mas ao mesmo tempo, convidativo e hospitaleiro, favorecendo as relações entre os clientes, os colaboradores e a comunidade.

“Os espaços de saúde estão em constante evolução. Clínicas e outros ambientes médicos precisam acompanhar esses crescentes ciclos de transformação, que exigem projetos mais flexíveis e adaptáveis”, pontua Marcos Cardone, Fundador e Sócio-diretor da CABE.

Ele destaca, ainda, que a arquitetura deve contribuir na revisão de processos e na modernização de instalações existentes, convertendo velhos edifícios em locais de serviços integrados. Segundo o Arquiteto, os ambientes de saúde estão, cada vez mais, priorizando o bem-estar dos usuários e, ao mesmo tempo, promovendo uma melhora na eficiência dos cuidados. “Um projeto guiado por estes conceitos, para ser bem-sucedido, depende de uma compreensão profunda de como as pessoas vivenciam os espaços, em todos os momentos, desde a recepção até a etapa em que avalia a assistência recebida”, finaliza Cardone.

A equipe dedicada ao projeto Amparo Saúde é integrada por profissionais de diferentes áreas. Arquitetos, engenheiros, designers e gestores de saúde trocam experiências e percepções em todas as etapas, para gerar as melhores soluções aos centros médicos.

Tecnologia e sustentabilidade

O trabalho para as unidades Amparo Saúde se destaca, também, pelo uso eficiente da tecnologia e a preocupação ambiental.

Automação: todos os acessos são controlados remotamente nos centros médicos. Salas de exames com conectividade, rede e monitores digitais para teleconferência com colaboradores, laboratórios e centros de diagnósticos, promovendo um tratamento mais interativo e participativo com o paciente.

Eficiência energética: iluminação LED e fachadas pele de vidro, com baixa transmissão de calor, controle de luminosidade e o benefício da iluminação natural nos ambientes.

Sustentabilidade: construção do tipo “obra seca”, com reduzido consumo de água nos canteiros. Coleta seletiva de resíduos e aplicação de superfície sólida nos tampos, que minimiza a propagação de germes e reduz o custo de higienização. Manta vinílica em todas as áreas de piso, que elimina a geração de resíduos nas obras. Paredes de áreas molhadas revestidas em manta vinílica e papel de parede vinílico. Equipamentos de higiene em painéis compactos melamínicos, integrados no design clínico.

Acessibilidade: balcões de atendimento, circulação, acessórios de banheiros, mobiliário das salas de esperas e salas de exames com design inclusivo.

Clique aqui e confira esse conteúdo na versão digital da Revista INFRA.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP