Expo
 

Automação de sistemas

Estudo revela visão dos líderes de negócios sobre como a parceria homem-máquina deve impactar profissionais e empresas até 2030

Um estudo encomendado pela Dell Technologies aponta como os líderes de negócios ao redor do mundo analisam o impacto da parceria homem-máquina nas empresas e nas formas de trabalho nos próximos 12 anos. O levantamento, realizado pela empresa global de pesquisas Vanson Bourne e batizado de "Projetando 2030: uma visão dividida do futuro", entrevistou 3.800 líderes de negócios de médias e grandes corporações em 17 países, incluindo o Brasil.

Segundo o estudo, 88% dos executivos brasileiros - contra 82% ao redor do mundo - esperam que profissionais e máquinas trabalharão como times totalmente integrados dentro das organizações em até cinco anos. Além disso, 65% dos entrevistados no Brasil, e 50% globalmente, projetam que os sistemas automatizados representarão uma economia de tempo. Apesar disso, os dados globais apontam que a maioria dos profissionais (58%) não acredita que terão mais satisfação no trabalho quando, no futuro, puderem delegar tarefas para as máquinas.

Ao mesmo tempo, apesar de a maior parte dos executivos concordar que a integração homem-máquina é inevitável, somente 27% dos entrevistados no mundo, e 33% no Brasil, acreditam que a abordagem digital está estabelecida em tudo o que fazem. E 42% dos executivos no mundo, e 29% no país, afirmam não saber se estarão preparados para a concorrência ao longo da próxima década.

Desafios à transformação digital

Quando questionados sobre as principais barreiras para terem sucesso até 2030, o maior desafio, citado por 59% dos executivos brasileiros, é a falta de preparo das equipes.

Barreiras para o sucesso da digitalização dos negócios em 2030:

* Falta de preparo da força de trabalho: 59% (Brasil) e 61% (Mundo)
* Falta de estratégia e visão digital: 55% (Brasil) e 61% (Mundo)
* Restrições tecnológicas: 54% (Brasil) e 51% (Mundo)
* Restrições de tempo e dinheiro: 44% (Brasil) e 37% (Mundo)
* Leis e questões regulatórias: 28% (Brasil) e 20% (Mundo)

"As conclusões do estudo da Vanson Bourne reforçam a percepção de que a digitalização dos negócios representa uma importante preocupação das áreas de negócios nas empresas ao redor do mundo", aponta Luis Gonçalves, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil Commercial. "Estamos vivendo um período de mudanças sem precedentes e na qual o uso intensivo das tecnologias afeta diretamente os modelos de negócio e a maneira como vivemos e trabalhamos", completa.

Os líderes podem estar divididos por suas visões de futuro e sobre como enfrentar as barreiras, mas estão unidos pela necessidade de transformação. Na verdade, a grande maioria das empresas acredita que encontrará seu caminho para a transformação dentro de cinco anos, apesar dos desafios que deverão enfrentar.

Quando questionados sobre a implementação de soluções e processos associados à digitalização dos negócios em cinco anos, a maioria afirma estar preparada para implementá-las em cinco anos.

Probabilidade de alcançar processos associados à digitalização dos negócios nos próximos cinco anos:

* Ter defesas de segurança cibernética eficazes em vigor: 97% (Brasi) e 94% (Mundo);
* Entregar produtos como serviço: 91% (Brasil) e 90% (Mundo);
* Ter completado a transição para um negócio definido por software: 92% (Brasil) e 89% (Mundo);
* Pesquisa e desenvolvimento impulsionando a organização: 91% (Brasi) e 85% (Mundo);
* Oferecer experiências hiperconectadas por meio da realidade virtual (VR) para os clientes: 84% (Brasil) e 80% (Mundo);
* Usar inteligência artificial (AI) para prever as demandas do cliente: 90% (Brasil) e 81% (Mundo).

Dada a promessa de uma mudança monumental - impulsionada pelo aumento exponencial de dados e sistemas, pela capacidade de processamento e pela conectividade para usá-los -, 56% no Brasil acreditam que as escolas precisarão ensinar como aprender. Além disso, 45% preveem que serão adotados recursos de realidade aumentada (AR) para treinar colaboradores, uma vez que a velocidade da transformação dos ambientes de trabalho.

A pesquisa quantitativa realizada pela Vanson Bourne foi realizada no segundo semestre de 2017. O estudo complementa um mapeamento anterior, realizado em 2017 pela Dell Technologies e o IFTF (Institute for the Future) e batizado de 'The Next Era of Human-Machine Partnerships' (A Nova Era de Parcerias Homem-Máquina) que mapeou o impacto que as novas tecnologias devem ter na vida e no trabalho das pessoas até 2030.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP