Flavia Knoploch
 

"Facilities não é só o cara do cafezinho, representamos milhões em uma empresa", exalta Ricardo Teixeira

Executivo do banco BNP Paribas fala sobre abordagem estratégica, liderança e novo livro.

Ricardo Teixeira

​​​O lugar do Facility Manager não deve ser atrás do palco. O futuro deste profissional, segundo Ricardo Teixeira, é estar na parte estratégica das operações, considerando o ESG. Como CPO, diretor de Supplier Risk, Facilities e Real Estate, no banco BNP Paribas, ele destaca que o critério de sustentabilidade ganhou peso na matriz de decisão de uma RFP (Request for Proposal), ou em português, Pedido de Proposta, o que pode contribuir para o maior reconhecimento do FM dentro das organizações. 

"A sustentabilidade está em foco. Então, tudo o que envolve ESG dentro das organizações, no meu ponto de vista, é responsabilidade total do time de Facilites. A sustentabilidade organizacional, por exemplo, conta quando a empresa vai participar de alguma concorrência, para virar o cliente de alguém", afirma Teixeira. Para o executivo, o ESG tornou-se prioridade quanto a redução de custos e, para a área de Facilities ganhar força estratégica, é preciso falar sobre redução de custos e melhorias de desempenho.

O primeiro contato de Ricardo com o universo de Facilities foi aos 16 anos na Credicard, quando atuou na parte de compras, no departamento de procurement. A primeira experiência como gestor de Facilities, contudo, foi aos 25 anos, na Cetelem, empresa do grupo BNP Paribas. Neste início, ao buscar por mais informações sobre a área com um olhar estratégico, não encontrou bibliografia nacional a respeito, o que gerou um incomodo, que, com o passar dos anos, transformou-se no desejo de publicar um livro sobre os desafios e oportunidades em uma abordagem estratégia de Facility Management.

"Facilities não é só o cara do cafezinho, representamos milhões em uma empresa, então a intenção é explicar, cada vez mais, o que é a função estratégica de um FM. O mercado só tende a crescer quando as pessoas ajudam a divulgar boas práticas de Facilities", exalta Teixeira ao esclarecer o objetivo de ajudar profissionais que, assim como ele no início da carreira, buscam por mais informações sobre a área no contexto brasileiro. Ao final de julho deste ano, ele divulgou o lançamento da obra, disponível no Mercado Livre, na Amazon, na Americanas, no Submarino e no Shoptime. "Não é sobre começar uma carreira como autor, esta não é a minha primeira função. Com o livro, eu quero mais ser um incentivador do FM no Brasil", completa. 

No passado, gestão pelo medo já não funcionava

Atualmente, Ricardo é responsável por 18 colaboradores, sem considerar a equipe terceirizada de Facilities, e lidar com pessoas, servir como liderança, sempre foi um desejo do executivo. Na primeira experiência como gestor, de uma equipe de quatro pessoas, ele aprendeu que o respeito não é conquistado através do medo, mas, sim, pela semelhança. A gestão que gera medo e insegurança, segundo Teixeira, já não funcionava no passado, sendo hoje algo incogitável: "a pessoa trabalha com você porque ela te respeita, ela te vê como um espelho. Se você não passar esse exemplo como líder, ela vai embora".

"Hoje, eu sou gestor de gestor. Quando você está no primeiro nível de coordenação, existe uma atuação direta com o funcionário, um contato direto com o seu analista ou com o seu assistente, sendo a característica estratégica um pouco diferente. Um grupo de gestores e de gerentes questiona bastante, pois são profissionais especializados que, em alguns assuntos, podem saber mais do que você - o que eu acho saudável", comenta. No livro "Facility Management", o autor reforça a importância dos gestores desenvolverem a habilidade de inspirar.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Karina Spinelli

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP