Flavia Knoploch
 

Conheça três empreendedores que vão revolucionar a construção civil em 2023

O setor da construção civil vive um dos momentos mais otimistas e projeta cautelosamente um reaquecimento do mercado em 2023

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), há uma projeção de crescimento de 13,5% ainda este ano, estimativa maior que a do Produto Interno Bruto (PIB).

Nos últimos anos, as startups revolucionaram a construção civil ao introduzirem novas ferramentas digitais capazes de integrar as cadeias produtivas e minimizar impactos ambientais do setor. Para 2023, espera-se a retomada de grandes empreendimentos, obras, reformas e, sobretudo, que novos projetos saiam do papel.

Além disso, o setor vem crescendo há sete trimestres consecutivos, um resultado inédito desde 1996, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pensando nisso, listamos abaixo três empreendedores que vão revolucionar ainda mais a construção civil em 2023. Confira:

Nicolaos Theodorakis - Fundador e CEO da Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil a partir da madeira engenheirada, é empreendedor do mercado imobiliário há mais de 12 anos e, desde 2019, têm transformado o mercado de construção civil no Brasil. O executivo lançou recentemente o Arvoredo, primeiro condomínio residencial construído em madeira engenheirada no país. Localizado na Vila Madalena, em São Paulo, o empreendimento foi projetado com o propósito de reunir alta tecnologia, sofisticação e sustentabilidade. A Noah inovará ainda mais em 2023 e possui no radar lançamentos no setor de varejo, corporativo e comercial.

Vinicius Callegari - Co-Fundador da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos. Fundada em 2018, utiliza de forma inovadora o geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada. Com esse objetivo, vai lançar novas soluções dentro da plataforma para torná-la ainda mais integrada. 

Antonio Fascio - Fundador e CEO da OrçaFascio, software para orçamento de obras n°1 no Brasil, a plataforma permite que os usuários executem seus orçamentos oito vezes mais rápido que seu processo atual. Mais do que um orçamento de obras, com os módulos do OrçaFascio é possível fazer toda a gestão da obra focando em engenharia de custos e as empresas que já trabalham com BIM, podem utilizar os plugins OrçaBIM, OFHidráulico e OFElétrico, para unificar a informação do orçamento com os projetos 3D. Além disso, a empresa iniciou o trabalho com projetos complementares, como elétrico e hidráulico, essenciais para garantir o alvará de construção para cada obra. Acelerada em 2019 pelo InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, a plataforma tem mais de 5 mil clientes como a Universidade de São Paulo (USP), SKN Incorporadora, Banco do Brasil e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa).

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Karina Spinelli

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP