Flavia Knoploch
 

Digitalização de documentos: quais os benefícios?

Vale a pena desistir do papel?

Por Mateus Murozaki

Digitalização de Documentos

Foto: Canva.com/74images

Nos esforços de sustentabilidade das empresas, uma ação que pode ser eficiente não apenas para o meio ambiente, como também para a própria operação da empresa e, acima de tudo, trazer economia, é a digitalização de documentos. Reduzir o consumo de papel traz alguns benefícios óbvios e outros um pouco menos aparentes.

"Claramente, há uma economia no consumo de papel, tinta e espaço que os documentos físicos ocupam. Dependendo da empresa, tratam-se de dezenas de caixas e envelopes de documentos que poderiam muito bem estar ocupando um espaço digital" - enfatiza o CEO da NextiMarcelo Gomes.

Todos precisamos utilizar papel em suas mais diversas formas; isso é um fato. Não há mal, porém, em tentar entender o que realmente é essencial e o que é apenas um costume que não necessariamente traz benefícios.

Com a pandemia e a popularidade do trabalho remoto, o trabalho como conceito foi migrando cada vez mais do físico para o digital e, por consequência, se tornando menos material. Uma das vantagens disso é um maior controle organizacional por parte do RH.

Pense comigo: é mais fácil encontrar um documento específico em meio a um arquivo cheio de outras folhas de papel, ou simplesmente pesquisar por ele em uma plataforma de escolha e ter acesso a ele em questão de minutos? A vantagem da digitalização não é apenas econômica ou sustentável, mas também de agilidade. Há também o lado de segurança, visto que nunca sabemos quando papéis importantes podem acabar sendo destruídos por enchentes, incêndios, ou até mesmo se perderem em uma mudança de escritórios.

Claro que a prática sozinha não é suficiente para que uma empresa possa ser considerada 100% sustentável e, inclusive, pode contribuir de maneira negativa para o meio ambiente, visto que, quanto mais espaço sendo utilizado na nuvem, mais a demanda por energia aumenta. Há, porém, mais benefícios do que contras na iniciativa.

A empresa de soluções digitais Nexti é uma das que apostaram na digitalização como ferramenta de eficiência. A plataforma oferecida por eles contém, dentro de si, diversas funcionalidades organizacionais para que se possa ter certeza de que os arquivos não se perderão. Isso tudo, claro, com validação jurídica. Com isso, as pilhas e pilhas de documentos que departamentos enterram departamentos como o RH se tornam acessíveis em questão de minutos.

O desenvolvimento do sistema se deu através de dores reais presentes nas rotinas de RH de diferentes negócios. A partir daí, foi se criando um conjunto de soluções para os problemas mais presentes na área até que, em 2017, a empresa passou a operar de maneira independente.

Caso tenha interesse nos serviços da empresa, entre em contato via e-mail [email protected].


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Karina Spinelli

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP