Flavia Knoploch
 

Gerente de Facility Management é reconhecido na CBO com o código 1421-40

"Habemus" Facility! Pedido de inclusão e reconhecimento da categoria foi protocolado pela ABRAFAC.

Gerente de Facility Management é reconhecido na CBO com o código 1421-40

Foto: depositphotos.com / ra2studio

A partir deste mês, os profissionais que atuam em Facility Management passam a possuir um código na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Após trabalho desenvolvido e protocolado pela ABRAFAC (Associação Brasileira de Facility Property e Workplace Management) no Ministério do Trabalho e Emprego, o setor recebe essa nova conquista. 

A classificação oficial da CBO foi instituída por portaria ministerial nº 397, de 9 de outubro de 2002, e tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.

No dia 20 de março de 2023, o Ministério do Trabalho e Emprego incluiu a categoria de profissionais que atuam em Facility Management com o código de ocupação 1421-40, na Família Ocupacional - FO 1421, que tem o título para gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins. 

Ter um código de ocupação definido pela CBO é importante para o departamento de recursos humanos, por exemplo, visto que é por meio dele que há regularização de contratos trabalhistas. E, para o setor, ratifica a importância da categoria profissional no mundo do trabalho e emprego.

>> Novo código 1421-40 reconhece os seguintes profissionais: 
Gerente de infraestrutura;
Gerente de propriedade;
Gerente de workplace;
Profissional de facility management.


>> Responsabilidades: 
Gerenciamento de equipes, prestação de serviços terceirizados, rotinas administrativas e financeiras; 
Administração de riscos, recursos materiais e canal de denúncia;
Participação da implementação do programa de compliance e/ou de governança em privacidade;
Planejamento e implementação de atividades de manutenção e conservação do ambiente construído;
Monitoramento e avaliação do cumprimento das políticas do programa, normativas, código de ética, procedimentos internos e parceiros de negócios;
Participação da identificação de situações de riscos e propõem ações para mitigação deles;
Prestação do atendimento ao cliente e/ou cooperado e/ou titular de dados pessoais.


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