Flavia Knoploch
 

Algumas tendências para a área de facilities na retomada ao trabalho presencial

Inteligência Artificial para realizar manutenções preditivas é uma delas

Ainda que estejamos em meio a uma situação complexa, não restam dúvidas de que as coisas serão bem diferentes no pós-pandemia. E a área facilities será (já é) uma das mais impactadas nesse sentido, dada a relevância do papel que vem desempenhando em meio à crise desencadeada pela Covid-19 para proporcionar segurança, funcionalidade e conforto às equipes, em empresas e organizações, por meio da integração de processos, colaboradores e ferramentas tecnológicas.

O fato é que essa integração (e, por consequência, a disponibilização de informações em tempo real) foi essencial para facilitar uma tomada de decisões ágil diante dos desafios que surgiram - e têm surgido - nesse período tão conturbado. Todavia, é necessário considerar que, diante da retomada do trabalho presencial (e, evidentemente, da necessidade de observar protocolos como distanciamento físico e uso de máscaras e álcool gel - entre outras ações imprescindíveis), surgirão diversas tendências que refletirão diretamente na área de facilities. Aqui estão algumas delas, segundo a DigiExpress Soluções Inteligentes:

Tecnologia para garantir distanciamento físico no ambiente de trabalho

Manter o distanciamento físico no ambiente de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos colaboradores - e, nesse sentido, a utilização de sensores inteligentes para controlar a ocupação das mesas e o espaço necessário às estações de trabalho, o uso dos banheiros e as atividades de limpeza - além de monitorar a temperatura e a umidade do ar para evitar a disseminação do novo coronavírus - será cada vez mais comum nas empresas. 

Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas

A utilização de Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas é outra tendência que deverá ganhar corpo. Assim, será possível eliminar ou reduzir, de maneira mais assertiva e confiável, a possibilidade de problemas de infraestrutura por meio da análise dos padrões e modos de falha ao longo da vida dos ativos. 

Aumento da demanda por terceirização

A demanda por terceirização na área de facilities também deverá aumentar no pós-pandemia, uma vez que empresas especializadas estão preparadas para atender de maneira adequada às necessidades das organizações, com todas as estratégias técnicas atualizadas. Outros fatores relevantes para essa tendência consistem na qualidade do trabalho, considerável redução de custos - e, ainda, em permitir que os administradores possam manter seu foco no core business da companhia. 

Valorização da employee experience

Empresas com funcionários engajados são mais produtivas. Por essa razão, a retomada no pós-pandemia trará uma valorização ainda maior da experiência do colaborador em empresas e organizações - e a gestão de facilities.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Karina Spinelli

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP