A Brookfield Properties é líder global em desenvolvimento e operação de ativos imobiliários de alta qualidade, que atua em setores como escritórios, shopping centers, multifamily, logística e hotelaria, operando mais de 650 propriedades e quase 30 milhões de metros quadrados de imóveis em grandes metrópoles em nome da Brookfield Asset Management, uma das maiores gestoras de ativos alternativos do mundo. Com foco na sustentabilidade, compromisso com a excelência e o impulso para a inovação no planejamento, desenvolvimento e gestão de edifícios e seus arredores, a empresa é uma referência mundial no mercado imobiliário comercial. Para nos contar um pouco sobre os projetos sustentáveis, convidamos o Diretor de Real Estate, Lamberto Grinover, acompanhe:
Recentemente receberam algumas certificações poderia nos posicionar sobre a importância do tema para a empresa?
Na Brookfield Properties, no Brasil e nos demais países onde estamos presentes, adotamos os mais altos padrões de sustentabilidade e nos preocupamos muito com o bem-estar dos usuários de nossos empreendimentos, incluindo locatários, visitantes e todos aqueles que utilizam os espaços comuns dos edifícios. Sendo assim, estamos sempre em busca de ativos de qualidade e das melhores práticas e certificações, garantindo a melhor experiência na utilização dos empreendimentos. Priorizamos as certificações que vão além dos selos básicos. São as certificações voltadas justamente para a saúde e o bem-estar, parte essencial do pilar “S” do ESG, que compõe a nossa filosofia de investimentos e conta com práticas sólidas em todos os setores da companhia.
Quais os empreendimentos certificados e com qual certificação?
Contamos com três empreendimentos corporativos com a certificação Well Health-Safety (Brazilian Financial Center, Eldorado Business Tower e Complexo 17007 Nações), e estamos em busca da certificação para outros 16. Assim, todos os empreendimentos do nosso portfólio terão o selo Well Health-Safety, que certifica que o empreendimento adota medidas de funcionamento, controle e qualidade.
Além disso, estamos trabalhando para obter a certificação Fitwel, que também é voltada para o bem-estar, em três novos empreendimentos do nosso portfólio (Passeio Paulista, O Parque e uma nova sede de uma empresa na Vila Leopoldina), que ainda estão em construção. No caso do selo Fitwel, o mais adequado é buscar a certificação ainda durante o projeto, desenvolvimento e construção do empreendimento, tendo em vista que ela avalia características estruturais dos edifícios, como filtros de ar específicos.
Com foco no pilar “E” do ESG, uma terceira certificação é a LEED Carbon Zero, ainda inédita no Brasil, que atesta a compensação da emissão de CO2 na atmosfera. Nós estamos iniciando a certificação de sete edifícios com este selo, para posteriormente estendê-la aos demais empreendimentos da Brookfield.
Exemplifique como foi desenvolvido um dos projetos de viabilidade da certificação até o recebimento do selo?
O processo de recebimento dos selos começa com a contratação de consultorias especializadas nas certificações em questão, que desenvolvem um plano de ação e nós colocamos em prática. Os próximos passos podem incluir a verificação/auditoria das ações realizadas para garantir a conformidade do empreendimento com os requisitos do selo e/ou o envio da documentação que atesta o cumprimento de tais requisitos.
Quais os benefícios dessas certificações?
As certificações impactam positivamente na saúde e no bem-estar de todos os usuários dos edifícios, melhorando a experiência de utilização dos empreendimentos. Neste contexto, o objetivo do edifício é proporcionar um ambiente mais agradável e saudável, seguro, com iluminação adequada, acessibilidade, melhor qualidade do ar, menos ruído e locais de descompressão, impactando positivamente na saúde da comunidade local.
Ter a preocupação e consequentemente as certificações valoriza o imóvel e é um diferencial na escolha do espaço pelo locatário, ou seja, é um critério de desempate. Além disso, contar com edifícios certificados em nosso portfólio é uma prioridade, que está alinhada com a filosofia global de investimentos da Brookfield, que busca ativos da mais alta qualidade e é comprometida com os princípios ESG.
Quais os principais desafios da equipe de gestão de propriedades na busca da certificação?
O principal desafio está relacionado à busca de documentação dos edifícios. As certificadoras solicitam a apresentação de certas informações técnicas dos edifícios, incluindo, por exemplo, o histórico das contas de energia elétrica. Especialmente para edifícios mais antigos, esse trabalho pode ser mais árduo.
Como gestor líder para esses projetos de certificação, qual a sua mensagem para os colegas de mercado que estão com dificuldades de certificaram seus empreendimentos?
Recomendamos realizar uma análise técnica para avaliar a possibilidade de certificar o edifício, tendo em vista que os edifícios precisam de algumas características especificas que o tornam viáveis para receber as certificações. Em seguida, o próximo passo é disseminar a cultura e investir em uma divulgação interna dos benefícios dos selos para conseguir apoio para o projeto.